Existem muitos tipos de fibras e estilos de tapetes à sua escolha. Logo, conhecer os principais tipos vai te permitir escolher a melhor alternativa para embelezar ainda mais sua casa.
Sendo, assim vamos descobrir os tipos de materiais de tapetes mais conhecidos no mercado, facilitando dessa forma a escolha certa para seu estilo e gosto.
Porque ter tapetes em casa?
Alguns dos principais benefícios que podemos citar estão:
- O tapete é uma superfície antiderrapante que é segura sob os pés e fornece uma almofada para evitar quebras quando itens delicados são derrubados acidentalmente.
- A maioria dos tapetes sintéticos é tratada com tratamentos estáticos, resistentes a manchas e ao solo, facilitando a limpeza e a manutenção.
- Ao considerar a acessibilidade , o carpete é um dos produtos de piso mais econômicos a serem instalados.
- Há uma variedade de estilos de tapetes , padrões e cores para escolher para satisfazer qualquer estilo pessoal e combinar com qualquer decoração.
- As propriedades isolantes do tapete proporcionam calor adicional sob os pés durante as estações frias.
Existem quatro tipos básicos de fibra de carpete, são eles:
Nylon
O nylon é a fibra de carpete mais durável e resistente a manchas disponível, quando tratada com proteção contra manchas. É a fibra preferida para casas com animais de estimação e crianças.
Poliéster
O poliéster é conhecido por sua aparência luxuosa, toque e maravilhosa seleção de cores e estilos. É um bom valor para residências com uma quantidade normal de tráfego de pessoas.
Olefina
A olefina oferece boa resistência a manchas e umidade, mas apresenta pontuações abaixo do nylon e do poliéster quanto à capacidade de desgaste.
Lã
Favorecido por sua beleza natural. O tapete de lã tem qualidades naturais de resistência ao solo, mas não é inerentemente resistente a manchas. A lã fica bem por muito tempo e é bem construída.
Construção de Carpetes
Mais de 90% do tapete residencial é fabricado como tapete tufado. Uma máquina de tufagem funciona como uma máquina de costura de grandes dimensões com centenas de agulhas que inserem laços de fibra (tufos ou pontos) na parte de trás do tapete para formar a pilha da face do tapete.
Quanto tempo o seu tapete vai durar depende de quão bem ele é feito. A construção de qualidade afetará a durabilidade, a aparência e o preço do tapete e é mais influenciada pela torção das fibras e pela densidade dos tufos.
Tapete resistente a manchas: que nível você precisa?
Considere como você mora em cada quarto. Se você tem filhos, animais de estimação e áreas de tráfego intenso ou se diverte muito, escolha um tapete com resistência a manchas.
O desejo de proteger sua casa com resistência a manchas de qualidade não limitará sua escolha de estilos e cores de carpetes.
O principal fator na determinação da resistência a manchas é o tipo de fibra de carpete: nylon, poliéster, olefina ou lã.
Além do tipo de fibra, a maioria dos fabricantes aplica tratamentos de proteção contra manchas pós-produção para aprimorar as propriedades naturais resistentes a manchas de qualquer fibra.
Bom, essas foram as dicas sobre os principais tipos de tapete disponíveis no mercado, se gostou compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Grande abraço e até a próxima!